Seja o defensor de seu pet. Livre-o da raiva!


Agosto é conhecido, popularmente, como o “mês do cachorro louco”. Até aqui tudo bem. Inclusive porque a frase não é novidade e com certeza você já deve ter escutado inúmeras vezes. O “x” da questão é: por que não é “Janeiro, mês do gato louco”, “Abril, mês do cavalo louco?”. Ou então “Novembro, mês do coelho louco?”. Pronto! Chegamos ao ponto que queríamos. Você, certamente, não deve ter se questionado sobre o significado do por que o mês de agosto ser eleito o mês do cachorro louco.

Bicho Mania explica:
A denominação de “cachorro louco” deu-se devido à raiva (doença que atinge principalmente os mamíferos, entre eles o cão). E porque justamente agosto? Porque é nessa divisão do ano solar que ocorre maior concentração de cadelas no cio, em decorrência das condições climáticas. O fato gera maior promiscuidade entre os animais e aumenta o contágio da raiva. E por falar em raiva, você conhece a doença, sabe suas causas, transmissão, sintomas e prevenção? Para que você entenda e não fique com dúvidas sobre o assunto, conversamos com o médico veterinário Rodrigo Santana.

O que é raiva?
A raiva (em latim Rabere, significa “enraivecer” ou “vociferar”) é uma doença infecciosa e aguda causada pelo vírus rábico que atinge o sistema nervoso central de animais e também dos humanos. Esta doença é “quase sempre fatal” nos animais e “sempre fatal” no ser humano. Todos os mamíferos (terrestres e aéreos), como, por exemplo, cães, gatos, lobos, raposas, morcegos, são susceptíveis para o vírus da raiva. Os humanos contraem a doença, mas não são os transmissores.
A transmissão ocorre quando o vírus, que fica na saliva do animal raivoso, entra no organismo do animal ou do humano, através de mordida. Pingos de saliva do animal raivoso no globo ocular de pessoas sadias e, teoricamente, a lambida de ferimentos ou da mucosa também são situações de transmissão da doença.
Os sintomas são salivação excessiva, depressão, demência, alterações de comportamento, agressão, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), falta de coordenação muscular, mordidas no ar, dificuldades para engolir, déficit múltiplos de nervos cranianos e paralisia dos membros posteriores são alguns dos sintomas. O animal raivoso não necessariamente apresenta todos os sintomas, por isso é essencial que faça o diagnóstico laboratorial.

O que fazer quando a doença for diagnosticada?
Humanos
- Deixe o ferimento sangrar e lave com água e sabão. Em seguida, procure o postos de saúde mais próximo da sua casa. Identifique o animal e o encaminhe para análise.
Animais – Identifique o animal agressor e, como a cidade não possui um Centro de Zoonoses, procure um veterinário ou a vigilância sanitária. A vitima deverá ficar 10 dias em observação, sob a supervisão de um profissional veterinário.

Nenhum comentário: